.

Extensão


Projetos de extensão


2017 - 2017    Receptivo do Dr. Benxiang Zeng, Pesquisador Senior da Charles Darwin University, Austrália
 
Descrição: Dr. Zeng é um pesquisador multidisciplinar. Desde 1989, tem conduzido pesquisa e / ou gestão de pesquisa em política social e econômica focada em economia industrial, gestão de turismo, participação comunitária, gestão de recursos naturais e gestão ambiental. Ele tem um forte foco de pesquisa e interesse em impactos sócio-culturais e econômicos de indústrias como o turismo e serviços em comunidades locais, incluindo comunidades indígenas remotas na Austrá- lia. Antes de ocupar o cargo atual, trabalhou para a Academia Chinesa de Ciência, o Comitê Nacional Chinês para o Homem eo Programa da Biosfera sob a UNESCO eo Departamento de Recursos Naturais, Meio Ambiente, Artes e Esporte do Território do Norte. Ele tem sido em parceria com pesquisadores na China, Taiwan e outras regiões asiáticas. Ele tem um bom conhecimento dos países asiáticos. Desde 1989, Dr. Zeng liderou, coordenou e participou em uma série de projetos de pesquisa. Ele também tem uma vasta experiência em gerenciamento de projetos de pesquisa. Ele supervisiona estudantes de pós-graduação estudando economia do turismo, desenvolvimento econômico regional e sustentabilidade. Dr. Zeng publicou trabalhos acadêmicos em revistas acadêmicas de alta qualidade, incluindo revistas de prestígio, tais como Gestão de Turismo. Na sua visita ao Brasil e ao NUCSA/GEITEC ele pode oferecer significativas atividades presenciais, como por exemplo efetuou uma exposição Oral em Niterói, de trabalho realizado com co-autoria com Membros do GEITEC conforme ppt anexo aqui. Realizou uma palestra a convite da OAB/Ro, Comissão de Cidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Delson Fernando Barcelos - Integrante / Jonas Cardoso - Integrante / Miguel Nenevé - Integrante / Marcelo Vergotti - Integrante.
 
 
2016 - 2016    Atividade de Extensão ?Oficina de Estratégia para Receptivo e Hospitalidade com o Foco na Inovação?
 
Descrição: Atividade de Extensão de alto impacto, da iniciativa do GEITEC ? Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia. Objetiva capacitação de gerentes e supervisores de hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Bares de Porto Velho e de Ouro Preto do Oeste, no Estado de Rondônia, de modo a melhorar o desempenho das funções, aprimoramento de conhecimento referentes a infraestrutura turística oferecida pela cidade, seus atrativos, seus patrimônios históricos e natural, e condução de orientações estratégicas inovadoras da forma de se fazer um receptivo e hospitalidade em, turismo. O suporte é o contido no escopo básico elaborado pela FECOMÉRCIO/RO..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Irene Yoko Taguchi Sakuno - Integrante / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Mayana Vera Sousa - Integrante / Sâmia Laíse Manthey Benevides - Integrante.
 
 
2016 - 2016    OFICINA DE ESTRATÉGIA PARA A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE INTERNO
 
Descrição: Atividade de Extensão no eixo da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e EDUCAÇÃO objetivando capacitar gerentes, líderes e funcionários do Departamento de Gestão de Pessoas da Eletrobras Distribuição Rondônia para o desenvolvimento de estratégias para um atendimento de excelência ao público interno da organização, de modo a melhorar o índice de satisfação dos funcionários em relação ao serviço prestado pelo departamento. A oficina pretende trazer recursos que visam renovar a atmosfera social do departamento capacitando os funcionários para o trabalho em equipe e cooperativo, aprimorando nos indivíduos a capacidade de receber, ouvir e orientar os funcionários que procuram o Departamento de Gestão de Pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Sâmia Laíse Manthey Benevides - Integrante.
 
 
2016 - 2016    OFICINA GEITEC PARA CAPACITAÇÃO EM COMPRAS VERDES NO MUNICÍPIO DE VILHENA
 
Descrição: A OFICINA GEITEC PARA CAPACITAÇÃO EM COMPRAS VERDES NO MUNICÍPIO DE VILHENA é uma proposta de Atividade de Extensão de alto impacto, da iniciativa do GEITEC ? Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia do NUCSA da Universidade Federal de Rondônia. Objetiva capacitar gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades, enquanto promove a economia de recursos naturais por meio da licitação sustentável. Envolve a geração de conhecimento sobre políticas públicas para compras verdes, otimizando e promovendo atitudes favoráveis para um planeta sustentável por meio da sensibilização e capacitação dos gestores públicos. O suporte é o contido no escopo básico elaborado pela Prefeitura Municipal de Vilhena..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Mayana Vera Sousa - Integrante / Sâmia Laíse Manthey Benevides - Integrante / Valeria Arenhardt - Integrante.
 
 
2014 - 2014    Projeto de Extensão Universitária "Inovação no atendimento ao público em organizações governamentais de saúde na Cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil"
 
Descrição: Envolve a Linha de Extensão Comunicação, Educação, Tecnologia e Produção, objetivando a caracterização sobre inovação no atendimento ao público. Aborda premissas na relação entre ambiente e indivíduo, tendo como foco a Teoria Contingencial da Administração..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / NatáliaTalita Araújo Nascimento - Integrante / Maria Rafaella Roysal Fontenelle - Integrante / Sara dos Santos Medrado - Integrante / Francisco Antonio do Nascimento Sousa - Integrante / Alex Rotta Romani - Integrante / Sérgio Rodrigues Galvão - Integrante.
 
 
2014 - 2014    Projeto de Extensão Universitária Função Produção na Industrialização de Sucos de Frutas Amazônicas
 
Descrição: na Linha de Trabalho e produção, objetivando a caracterização sobre a função produção, com foco na industrialização de sucos de fruta amazônicas na municipalidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, Brasil. Tem amparo na Teoria da Contingência explicando a relação entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / NatáliaTalita Araújo Nascimento - Integrante / Sara dos Santos Medrado - Integrante / Zehedina Feitoza de Luna - Integrante.
 
 
2014 - 2014    Projeto de Extensão Universitária A Gestão da tecnologia no agronegócio: um estudo de caso na produção de abacaxi em Porto Velho.
 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / NatáliaTalita Araújo Nascimento - Integrante / Jéssica Bulhosa Brants - Integrante / Sara dos Santos Medrado - Integrante / Francisco Antonio do Nascimento Sousa - Integrante / Fredy Togni - Integrante / Alex Rotta Romani - Integrante.
 
 
2014 - 2014    A empresa e as estruturas organizacionais
 
Descrição: Atividade de curso de extensão universitária, envolvendo aprendizagem dos aspectos fundamentais e gerais da administração, bem como características da estrutura organizacional, em forma de palestra, no curso técnico em aprendizagem industrial, na Escola SENAI Marechal Rondon, cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil. A tarefa aborda as premissas da Teoria Geral da Administração e Teoria Organizacional. O estudo demonstra a pesquisa, análise e resultados obtidos por meio do desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos obtidos no curso de graduação, evidenciando o compromisso da universidade com a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Gleimíria Batista Costa - Integrante / Gelson da Silva Veda - Integrante / Vitor Hugo dos Santos Garcia - Integrante / Rayanne Cristina Oliveira da Silva Araújo - Integrante.
 
 
2014 - 2014    Projeto de Extensão Universitária Palestra sobre Sistema de Produção em uma Ind de Refrigerantes
 
Descrição: 3.1 Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento e a capacidade intelectual de acadêmicos de Administração sobre a gestão da produção em um parque fabril. 3.2 Objetivos específicos: 3.2.1 ? Promover capacitação em gestão da produção. 3.2.2 ? Educar com conceitos sobre gerenciamento da produção. 3.2.2 ? Responder às indagações de acadêmicos do Curso de Administração sobre problemas e soluções na área de Administração da Produção em uma processadora e distribuidora de refrigerantes. 4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Denise Andrade - Integrante / Gleimíria Batista da Costa - Integrante / NatáliaTalita Araújo Nascimento - Integrante / Raimundo Diógenes do Nascimento - Integrante / Ana Krause - Integrante.
 
 
2013 - 2013    Projeto de Extensão Universitária "Planejamento e Controle da Produção focalizando a fabricação de bombons regionais em Rondônia, Brasil"
 
Descrição: Na linha de extensão Cultura, Trabalho e Produção, de modo a caracterizar a produção de bombons regionais em uma microempresa situada em Porto Velho. Tem foco na Teoria de Sistemas e envolveu o acompanhamento de processos e métodos mediante o PCP. Artigo internacional foi gerado e publicado pelo Periódico Review of Rsearch - Qualis CAPES B3, e um capítulo de livro com ISBN foi publicado pela Jornada CEDSA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Alex Oliveira Ferreira - Integrante / Gil Edgar Fernandes Vargas - Integrante / Uilian Brasil - Integrante.
 
 
2013 - 2013    Projetos, Medidas e Ergonomia do Trabalho nos processos de Extração de Peixes no Baixo Madeira em Rondônia
 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / José Delcias Moura dos Santos - Integrante / Sara dos Santos Medrado - Integrante / Fredy Togni - Integrante / Natália Talita Araújo Nascimento - Integrante / Francisco Antonio Nascimento Sousa - Integrante.
 
 
2012 - 2013    Gestão Socioambiental com a Comunidade do Distrito de Cujubim Grande
 
Descrição: Atividade de Extensão, em Meio Ambiente e trabalho, objetivando a Gestão Socioambiental com a Comunidade do Distrito de Cujubim Grande, situado a aproximadamente 35 Km de Porto Velho. Apelou-se para a Teoria do Ecodesenvolvimento. A Teoria do Comportamento Planejado ingressa pela interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Envolveu construção de meios orientados quanto à produção, gestão e comercialização de artesanatos; educação dos atores sociais envolvidos para a relação sustentável, de modo a conservar a natureza com os babaçuais abundantemente preservados no entorno. RESULTADOS: Capacitação de 30 indivíduos locais com métodos e processos de gestão, criatividade para novos produtos e negócios; curso de educação ambiental e treinamento ministrados pela Orientanda Izabel Cristina da Silva; relatórios foram elaborados; textos foram preparados em conformidade com as Normas ABNT e APA; confecção de Posteres mediante Templates das chamadas de eventos; preparo de 6 resumos expandidos; submissão de manuscritos em eventos qualificados, quando foram aprovados por comitês técnico-científicos e depois publicados; exposição de Resumos expandidos e Poster no evento do CEDSA com ISBN em Porto Velho (RO), no evento do GEIREI / UFLA em Lavras (MG), no Brasil (2); idem no INTED 2013 com ISBN em Valência, Espanha (1); na COA 2013 em Grand Rapids, Michigan, USA (1); idem no ICHBES 2013 com ISBN em Londres, Reino Unido (1); Carta de Aceite para apresentação oral e poster no SDSP 2013 em Pequim, China. Fotoimagem disponibilizada no link http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4990349114061&set=a.4990348034034.1073741830.1159606039&type=3&theater.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Irene Yoko Taguchi Sakuno - Integrante / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Luciana Santos DE SÃO PEDRO - Integrante / Izabel Cristina da Silva - Integrante.
 
 
2012 - 2012    Oficina de Marketing Visual Aplicado ao Transito de Porto Velho
 
Descrição: Atividade de Extensão de Marketing Visual aplicado ao trânsito de Porto Velho, interdisciplinar, em Meio Ambiente e Comunicação, objetivando qualidade cênica e embelezamento urbano com educação ambiental. Entra em confluência com a atividade de Comunicação Visual no momento em que envolve questões relativas a comunicadores sociais. A imagem representa um real quando é capaz de fazer interpretar um concreto; não pode envolver controvérsia, necessita de objetividade, clareza e precisão, assumindo nestas condições a representação matemática da idéia, como se formulam na Engenharia de Tráfego, Engenharia Civil, na Arquitetura, Reengenharia da Administração, Organização & Métodos, Métodos e Processos, dentre outras áreas lógicas. A oficina reuniu diretores, gerentes, consultores e demais gestores das secretarias municipais da Prefeitura de Porto Velho para desenvolver as habilidades constantes do Tópico 5 - Conteúdo Programático do Projeto de Extensão a saber: Premissas básicas para o marketing visual no trânsito. Relações humanas para o marketing no trânsito. Definições do objeto. Atividades principais do marketing visual no trânsito. Cinco proposições de marketing no trânsito. Objetivos e metas do marketing no trânsito. Outras tarefas de Marketing Visual no Transito. RESULTADO: Capacitação de 30 gestores oriundos das Secretarias Municipais da Prefeitura de Porto Velho, da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal, do DETRAN-RO e outros organismos interessados. Certificados a todos os participantes. Fotoimagem disponível no site http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3378423336924.2138469.1159606039&type=3.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Theóphilo Alves de Souza Filho - Integrante / Marcos Cesar dos Santos - Integrante.
 
 
2012 - 2012    Gestão Agroindustrial Comunitária no Assentamento Joana D ` Arc
 
Descrição: Projeto de Extensão de Gestão Agroindustrial Comunitária no Assentamento Joana D`Arc, situado a aproximadamente 130 Km de Porto Velho, em Meio Ambiente e Trabalho, foi efetuada Visita Técnica pelo Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho com o Prof. Ms. Marcos Cesar Santos, com apoio do Gabinete da Reitoria. Providências: Observação " in loco" , entrevistas, analise da potencialidade, anotação sobre o estagio atual da produção de farinha de mandioca, das instalações da casa de farinha e demais aspectos. Contatos mantidos com EMATER-RO, que por seu dirigente que se mostrou interessado em apoiar este projeto junto a comunidade beneficiaria, e com a Santo Antonio Energia que de imediato ofertou um trator para demover o sapé para preparo da terra a fim de plantio de mandioca (matéria prima); contato mantido para informes sobre inscrição de Emenda Parlamentar para doação de calcário se caso viesse a ser necessário para possível regulação de solo; a EMATER-RO indicou ainda um técnico para orientar a Associação Comunitária sobre procedimentos autorizativos de construção da Casa de Farinha. O projeto foi ABORTADO pelas seguintes razoes: Constatou-se que a Associação dos Assentados não respondeu positivamente as suas próprias potencialidades; existe controvérsia quanto ao uso do solo em área de preservação ambiental; questão territorial ou fundiária indefinida; não ficou clara a real perspectiva dos assentados pois se mostraram reticentes da sua permanência no lugar; entrevistas apontaram conflito grupal; possibilidade da associação interessada vir a se dissolver com a transferência dos residentes para uma outra área por conta da Barragem das Usinas Hidroelétricas de Santos Antonio instaladas na imediação da comunidade..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante.
 
 
2012 - 2012    Gestao da Producao de Artesanato Tipico da Amazonia.
 
Descrição: Atividade de extensão em Meio Ambiente e trabalho, envolvendo a capacitação de artesões com relação a gestão da produção e processos produtivos de artesanatos elaborados com sobra de madeira das serrarias porto-velhenses e a sua comercialização ao visitante. A ação interdisciplinar ainda envolveu o levantamento e caracterização do artesanato elaborado com sobras das madeireiras situadas em Porto Velho, trabalhadas com decorativos sustentáveis dos resíduos da Floresta Amazônica, com adicionais lúdicos de biojoias em formato artístico . Esta tarefa em equipe foi realizada para avaliação na Disciplina Administração da Produção I, do Curso de Graduação em Administração. RESULTADO: Foi elaborado resumo expandido e um Poster que foi selecionado pelo Comitê e apresentado na VII Jornada CEDSA, com ISBN, em Porto Velho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Aleksey Maximo da Silva Vieira - Integrante / Alexandre de Oliveira Cantanhêde - Integrante.
 
 
2012 - 2012    Gestão Agroindustrial Familiar no Distrito União Bandeirante
 
Descrição: Atividade de extensão em Gestao Agroindustrial Familiar com a Comunidade no Distrito de União Bandeirante, situado a aproximadamente 170 Km de Porto Velho. Realizou-se visita observacional com o Prof. Dr. Flavio de Sao Pedro Filho, a orientanda Izabel Bristina da Silva e o lider comunitario; efetuou-se um Dia de Campo com os interessados para análise do entorno da gestão agrícola intensiva; construção de perspectivas para melhorar o desempenho produtivo de banana, mandioca e milho, dentre outros; avaliou-se o desperdicio por falta de logistica de transporte; efetuou-se indicativos para futura producao de farelo com a sobra da safra de milho, e reaproveitamentos dos troncos e folhas de bananeiras hoje descartadas, e transformar em luxuoso papel reciclado para lojas de grife, e artesanato de fina qualidade como bolsas e cestas utilitárias. Considerou-se a possibilidade de um Projeto qualificado, porem foi ABORTADO pelo seguinte: constatação de problema fundiário e de propriedade da terra; conflito ambiental revelado. Acervo em fotoimagem encontra disponibilizado no site http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4989068602049&set=a.4989067402019.1073741827.1159606039&type=3&theater.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Izabel Cristina da Silva - Integrante.
 
 
2012 - 2012    Oficina de Estrategia de Comunicação e Venda em Porto Velho
 
Descrição: Atividade de Extensão em Estratégia de Comunicação e Venda, interdisciplinar, com a FECOMÉRCIO/RO, apoiada pela Teoria Comportamental da Administração e pela Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1991). Baseia-se em medida comportamental humana de natureza intrínseca. Busca tomar os pressupostos válidos e melhorar por meio de análise crítica para exercitar ao que serve. Evitará aquilo que não serve na área específica de estratégia de comunicação e venda. E o modelo aqui apresentado é funcionalmente sociotécnico. Abordagens da oficina: Analisar o entorno da atividade de estratégia, de comunicação e de venda. Oferecer conhecimento como ferramenta de trabalho na área de venda. Capacitar atores sociais do comércio. Melhorar o desempenho qualitativo dos profissionais lojistas. Capacitar o comerciário com foco nos resultados. Contribuir para o sucesso na atividade comercial. Resultado: Capacitação de 30 multiplicadores oriundos dos Estabelecimentos do Comercio do Município de Porto Velho, com certificado expedido pela FECOMERCIO-RO. Acervo em fotoimagem encontra disponibilizado no site http://www.facebook.com/flavio.filho.16/photos_albums.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Theóphilo Alves de Souza Filho - Integrante / Marcos Cesar dos Santos - Integrante.
 
 
2012 - Atual    Gestao Socioambiental com os atores sociais da Feira do Cai N' Agua
 
Descrição: Atividade de extensão, em Meio Ambiente, trabalho, tecnologia e produção. Realizou-se visita técnica para levantar informações e dados que permitam, por meio da Analise SWOT a ser elaborada, a interpretação da realidade com relação às operações na Feira do Cai N ' Água, tradicional ajuntamento comercial semi-estruturado da produção agrícola situada em Porto Velho. Foi identificada a possibilidade da aplicação da Teoria do Comportamento Planejado junto aos feirantes, a fim de reunir os meios principais para Gestão da Agroindústria envolvendo: geração de atitude favorável; aproveitamento das sobras da feira para produção doméstica de doces de vários tipos, artesanatos multivariados, abudo orgânico e outros a serem ofertados ao mercado. Considerada a possível complementação de renda, geração de emprego e progresso comunitário. A perspectiva atual envolve ainda a capacitação em gestão da produção e comercialização em escala, bem como a educação ambiental com foco na sustentabilidade socioambiental e econômica. Atividade interdisciplinar, em fase preliminar de estudo para construção do projeto com a Associação dos Feirantes e a Secretaria Municipal de Agricultura que capitania aquela Feira Livre. Tarefa em fase embrionaria..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Izabel Cristina da Silva - Integrante / Rouberval Castelo Oliveira - Integrante.
 
 
2012 - Atual    Gestão de Residuos com a Comunidade de Vila Princesa
 
Descrição: Gestão de Resíduos junto à comunidade de Vila Princesa, em Porto Velho. A iniciativa decorre da participação do coordenador deste projeto na Conferencia sobre Resíduos Sólidos ocorrida na Filadélfia (USA). Este projeto interdisciplinar, em Meio Ambiente e Trabalho, vem a ser o mais complexo a ser elaborado. Exige medidas efetivas de conformidade em face da sua gravidade, o que demandará maior tempo e meios múltiplos. Ocorreram visitas técnicas do Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho com a orientanda Izabel Cristina da Silva. Foi inicialmente identificada a potencialidade para a produção de artesanato com os derivados das sobras plasticas dos resíduos coletados e lançados naquele lixão. A vila se caracteriza como um aglomerado de humanos expostos a absoluta degradação social, econômica e ambiental, onde convivem mulheres, crianças e adolescentes em estado deplorável, e à margem da assistência que deveriam receber dos organismos governamentais. Foi identificada ainda a possibilidade de produção de sabão ecológico, restando elaborar o projeto para capacitar os atores sociais para a gestão de resíduos coletados. Esta tarefa encontra-se em fase embrionaria em face às limitações e escassez dos meios necessários. Suporte passa a ser concedido naquela comunidade, a exemplo de um projeto elaborado para atender chamada governamental, efetuou-se a submissão via sistema, e este se encontrando no aguardo de decisão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO - Coordenador / Marcos Cesar dos Santos - Integrante / Izabel Cristina da Silva - Integrante / Rouberval Castelo Oliveira - Integrante.