Projetos de Extensão

Em Andamento

Educação Tecnológica para os moradores de Vila Princesa.

Descrição: Informática e Gestão de Resíduos, com o total de 800 horas, para os moradores de Vila Princesa como parte do projeto de Extensão “Gestão de Resíduos com a Comunidade de Vila Princesa” coordenado pelo Prof. Dr. Flávio São Pedro (Mestrado em Administração/UNIR) com total de 4800 horas de projeto de extensão.

Período: 2013 – Atual

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fabrício Moraes de Almeida – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Integrante / Marcos Cesar – Integrante.

Gestão Socioambiental com os atores sociais da Feira do Cai N’Água

Descrição: Atividade de extensão, em Meio Ambiente, trabalho, tecnologia e produção. Realizou-se visita técnica para levantar informações e dados que permitam, por meio da Analise SWOT a ser elaborada, a interpretação da realidade com relação às operações na Feira do Cai N ‘ Água, tradicional ajuntamento comercial semi-estruturado da produção agrícola situada em Porto Velho. Foi identificada a possibilidade da aplicação da Teoria do Comportamento Planejado junto aos feirantes, a fim de reunir os meios principais para Gestão da Agroindústria envolvendo: geração de atitude favorável; aproveitamento das sobras da feira para produção doméstica de doces de vários tipos, artesanatos multivariados, abudo orgânico e outros a serem ofertados ao mercado. Considerada a possível complementação de renda, geração de emprego e progresso comunitário. A perspectiva atual envolve ainda a capacitação em gestão da produção e comercialização em escala, bem como a educação ambiental com foco na sustentabilidade socioambiental e econômica. Atividade interdisciplinar, em fase preliminar de estudo para construção do projeto com a Associação dos Feirantes e a Secretaria Municipal de Agricultura que capitania aquela Feira Livre. Tarefa em fase embrionaria.

Período: 2012 – Atual

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Marcos Cesar dos Santos – Integrante / Izabel Cristina da Silva – Integrante.

Gestão de Resíduos com a Comunidade de Vila Princesa

Descrição: Gestão de Resíduos junto à comunidade de Vila Princesa, em Porto Velho. A iniciativa decorre da participação do coordenador deste projeto na Conferencia sobre Resíduos Sólidos ocorrida na Filadélfia (USA). Este projeto interdisciplinar, em Meio Ambiente e Trabalho, vem a ser o mais complexo a ser elaborado. Exige medidas efetivas de conformidade em face da sua gravidade, o que demandará maior tempo e meios múltiplos. Ocorreram visitas técnicas do Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho com a orientanda Izabel Cristina da Silva. Foi inicialmente identificada a potencialidade para a produção de artesanato com os derivados das sobras plasticas dos resíduos coletados e lançados naquele lixão. A vila se caracteriza como um aglomerado de humanos expostos a absoluta degradação social, econômica e ambiental, onde convivem mulheres, crianças e adolescentes em estado deplorável, e à margem da assistência que deveriam receber dos organismos governamentais. Foi identificada ainda a possibilidade de produção de sabão ecológico, restando elaborar o projeto para capacitar os atores sociais para a gestão de resíduos coletados. Esta tarefa encontra-se em fase embrionaria em face às limitações e escassez dos meios necessários. Suporte passa a ser concedido naquela comunidade, a exemplo de um projeto elaborado para atender chamada governamental, efetuou-se a submissão via sistema, e este se encontrando no aguardo de decisão.

Período: 2012 – Atual

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Marcos Cesar dos Santos – Integrante / Izabel Cristina da Silva – Integrante.

Concluídos

Gestão Socioambiental com a Comunidade do Distrito de Cujubim Grande

Descrição: Atividade de Extensão, em Meio Ambiente e trabalho, objetivando a Gestão Socioambiental com a Comunidade do Distrito de Cujubim Grande, situado a aproximadamente 35 Km de Porto Velho. Apelou-se para a Teoria do Ecodesenvolvimento. A Teoria do Comportamento Planejado ingressa pela interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Envolveu construção de meios orientados quanto à produção, gestão e comercialização de artesanatos; educação dos atores sociais envolvidos para a relação sustentável, de modo a conservar a natureza com os babaçuais abundantemente preservados no entorno. RESULTADOS: Capacitação de 30 indivíduos locais com métodos e processos de gestão, criatividade para novos produtos e negócios; curso de educação ambiental e treinamento ministrados pela Orientanda Izabel Cristina da Silva; relatórios foram elaborados; textos foram preparados em conformidade com as Normas ABNT e APA; confecção de Posteres mediante Templates das chamadas de eventos; preparo de 6 resumos expandidos; submissão de manuscritos em eventos qualificados, quando foram aprovados por comitês técnico-científicos e depois publicados; exposição de Resumos expandidos e Poster no evento do CEDSA com ISBN em Porto Velho (RO), no evento do GEIREI / UFLA em Lavras (MG), no Brasil (2); idem no INTED 2013 com ISBN em Valência, Espanha (1); na COA 2013 em Grand Rapids, Michigan, USA (1); idem no ICHBES 2013 com ISBN em Londres, Reino Unido (1); Carta de Aceite para apresentação oral e poster no SDSP 2013 em Pequim, China. Fotoimagem disponibilizada no link http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4990349114061&set=a.4990348034034.1073741830.1159606039&type=3&theater.

Período: 2012 – 2013

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Irene Yoko Taguchi Sakuno – Integrante / Marcos Cesar dos Santos – Integrante / Luciana Santos DE SÃO PEDRO – Integrante / Izabel Cristina da Silva – Integrante.

Gestão da Produção de Artesanato Tipico da Amazônia

Descrição: Atividade de extensão em Meio Ambiente e trabalho, envolvendo a capacitação de artesões com relação a gestão da produção e processos produtivos de artesanatos elaborados com sobra de madeira das serrarias porto-velhenses e a sua comercialização ao visitante. A ação interdisciplinar ainda envolveu o levantamento e caracterização do artesanato elaborado com sobras das madeireiras situadas em Porto Velho, trabalhadas com decorativos sustentáveis dos resíduos da Floresta Amazônica, com adicionais lúdicos de biojoias em formato artístico . Esta tarefa em equipe foi realizada para avaliação na Disciplina Administração da Produção I, do Curso de Graduação em Administração. RESULTADO: Foi elaborado resumo expandido e um Poster que foi selecionado pelo Comitê e apresentado na VII Jornada CEDSA, com ISBN, em Porto Velho.

Período: 2012 – 2012

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Aleksey Maximo da Silva Vieira – Integrante / Alexandre de Oliveira Cantanhêde – Integrante.

Oficina de Estrategia de Comunicação e Venda em Porto Velho

Descrição: Atividade de Extensão em Estratégia de Comunicação e Venda, interdisciplinar, com a FECOMÉRCIO/RO, apoiada pela Teoria Comportamental da Administração e pela Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1991). Baseia-se em medida comportamental humana de natureza intrínseca. Busca tomar os pressupostos válidos e melhorar por meio de análise crítica para exercitar ao que serve. Evitará aquilo que não serve na área específica de estratégia de comunicação e venda. E o modelo aqui apresentado é funcionalmente sociotécnico. Abordagens da oficina: Analisar o entorno da atividade de estratégia, de comunicação e de venda. Oferecer conhecimento como ferramenta de trabalho na área de venda. Capacitar atores sociais do comércio. Melhorar o desempenho qualitativo dos profissionais lojistas. Capacitar o comerciário com foco nos resultados. Contribuir para o sucesso na atividade comercial. Resultado: Capacitação de 30 multiplicadores oriundos dos Estabelecimentos do Comercio do Município de Porto Velho, com certificado expedido pela FECOMERCIO-RO. Acervo em fotoimagem encontra disponibilizado no site http://www.facebook.com/flavio.filho.16/photos_albums.

Período: 2012 – 2012

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Theóphilo Alves de Souza Filho – Integrante / Marcos Cesar dos Santos – Integrante.

Oficina de Marketing Visual Aplicado ao Transito de Porto Velho

Descrição: Atividade de Extensão de Marketing Visual aplicado ao trânsito de Porto Velho, interdisciplinar, em Meio Ambiente e Comunicação, objetivando qualidade cênica e embelezamento urbano com educação ambiental. Entra em confluência com a atividade de Comunicação Visual no momento em que envolve questões relativas a comunicadores sociais. A imagem representa um real quando é capaz de fazer interpretar um concreto; não pode envolver controvérsia, necessita de objetividade, clareza e precisão, assumindo nestas condições a representação matemática da idéia, como se formulam na Engenharia de Tráfego, Engenharia Civil, na Arquitetura, Reengenharia da Administração, Organização & Métodos, Métodos e Processos, dentre outras áreas lógicas. A oficina reuniu diretores, gerentes, consultores e demais gestores das secretarias municipais da Prefeitura de Porto Velho para desenvolver as habilidades constantes do Tópico 5 – Conteúdo Programático do Projeto de Extensão a saber: Premissas básicas para o marketing visual no trânsito. Relações humanas para o marketing no trânsito. Definições do objeto. Atividades principais do marketing visual no trânsito. Cinco proposições de marketing no trânsito. Objetivos e metas do marketing no trânsito. Outras tarefas de Marketing Visual no Transito. RESULTADO: Capacitação de 30 gestores oriundos das Secretarias Municipais da Prefeitura de Porto Velho, da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal, do DETRAN-RO e outros organismos interessados. Certificados a todos os participantes. Fotoimagem disponível no site http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3378423336924.2138469.1159606039&type=3.

Período: 2012 – 2012

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Theóphilo Alves de Souza Filho – Integrante / Marcos Cesar dos Santos – Integrante.

Desativados

Gestão Agroindustrial Familiar no Distrito União Bandeirante

Descrição: Atividade de extensão em Gestao Agroindustrial Familiar com a Comunidade no Distrito de União Bandeirante, situado a aproximadamente 170 Km de Porto Velho. Realizou-se visita observacional com o Prof. Dr. Flavio de Sao Pedro Filho, a orientanda Izabel Bristina da Silva e o lider comunitario; efetuou-se um Dia de Campo com os interessados para análise do entorno da gestão agrícola intensiva; construção de perspectivas para melhorar o desempenho produtivo de banana, mandioca e milho, dentre outros; avaliou-se o desperdicio por falta de logistica de transporte; efetuou-se indicativos para futura producao de farelo com a sobra da safra de milho, e reaproveitamentos dos troncos e folhas de bananeiras hoje descartadas, e transformar em luxuoso papel reciclado para lojas de grife, e artesanato de fina qualidade como bolsas e cestas utilitárias. Considerou-se a possibilidade de um Projeto qualificado, porem foi ABORTADO pelo seguinte: constatação de problema fundiário e de propriedade da terra; conflito ambiental revelado. Acervo em fotoimagem encontra disponibilizado no site http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4989068602049&set=a.4989067402019.1073741827.1159606039&type=3&theater.

Período: 2012 – 2012

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Izabel Cristina da Silva – Integrante.

Gestão Agroindustrial Comunitária no Assentamento Joana D’Arc

Descrição: Projeto de Extensão de Gestão Agroindustrial Comunitária no Assentamento Joana D`Arc, situado a aproximadamente 130 Km de Porto Velho, em Meio Ambiente e Trabalho, foi efetuada Visita Técnica pelo Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho com o Prof. Ms. Marcos Cesar Santos, com apoio do Gabinete da Reitoria. Providências: Observação ” in loco” , entrevistas, analise da potencialidade, anotação sobre o estagio atual da produção de farinha de mandioca, das instalações da casa de farinha e demais aspectos. Contatos mantidos com EMATER-RO, que por seu dirigente que se mostrou interessado em apoiar este projeto junto a comunidade beneficiaria, e com a Santo Antonio Energia que de imediato ofertou um trator para demover o sapé para preparo da terra a fim de plantio de mandioca (matéria prima); contato mantido para informes sobre inscrição de Emenda Parlamentar para doação de calcário se caso viesse a ser necessário para possível regulação de solo; a EMATER-RO indicou ainda um técnico para orientar a Associação Comunitária sobre procedimentos autorizativos de construção da Casa de Farinha. O projeto foi ABORTADO pelas seguintes razoes: Constatou-se que a Associação dos Assentados não respondeu positivamente as suas próprias potencialidades; existe controvérsia quanto ao uso do solo em área de preservação ambiental; questão territorial ou fundiária indefinida; não ficou clara a real perspectiva dos assentados pois se mostraram reticentes da sua permanência no lugar; entrevistas apontaram conflito grupal; possibilidade da associação interessada vir a se dissolver com a transferência dos residentes para uma outra área por conta da Barragem das Usinas Hidroelétricas de Santos Antonio instaladas na imediação da comunidade.

Período: 2012 – 2012

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Flávio de São PEDRO FILHO – Coordenador / Flávio de São Pedro Filho – Coordenador / Marcos Cesar dos Santos – Integrante.

Translate »